Diferencia entre Estância e Residência

Situação de Estância

A lei indica que estância é a permanência em território espanhol por um período não superior a 90 dias.

A principal exceção indicada pela norma neste sentido são as autorizações para fins de estudos, intercâmbio estudantil, práticas não laborais ou serviços voluntários

Os estrangeiros que entrarem na Espanha com qualquer uma dessas autorizações, continuarão a permanecer na situação de estância.
Qualquer visto ou autorização de estudo não vale no computo da nacionalidade.

Residência

Por outro lado, os estrangeiros que se encontram em Espanha e são titulares de autorização de residência são residentes.

Os residentes, no que lhe concerne, podem estar na situação de residência temporária ou residência de longa duração:

  • Estatuto de residência temporária: residência temporária é a situação que o autoriza a permanência na Espanha por um período superior a 90 dias e inferior a 5 anos. As autorizações com duração inferior a 5 anos podem ser renovadas, a pedido do interessado, considerando as circunstâncias que motivaram a sua concessão.

  • Estatuto de residência de longa duração: residência de longa duração é a situação que o autoriza a residir e trabalhar na Espanha por tempo indeterminado, nas mesmas condições que os espanhóis. Quem tiver residência temporária em Espanha durante 5 anos ininterruptos, que reúna as condições estabelecidas na lei, tem direito à residência de longa duração em Espanha (típico exemplo é a renovação da “Autorización de residencia temporal de familiar de ciudadano de la Unión”).
Abrir chat